terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O poder do assombro





“Eu deitava a cabeça no colo da menina,
E ela passava as mãos nos meus cabelos...
Era meu primeiro alumbramento!”

Manuela Bandeira – Recife


Fazendo um retrocesso em minha memória, fiquei pensando, neste início de ano, o que precisaria acontecer para que o homem contemporâneo se sentisse mais feliz e menos confuso, mais alegre e menos ansioso, mais simples e menos complicado, mais verdadeiro e menos fingidor em seus anseios, desejos, sonhos e expectativas.

Comecei a me lembrar de como sempre conseguia me deslumbrar com pequeninas coisas. Como fatos corriqueiros sempre me fizeram sentir encantamento. “Era tudo um alumbramento”, no dizer do poeta.

Percebo, então, que de um modo geral, o mundo perdeu o senso de assombro. Crescemos, foi isto? Já não perdemos o fôlego diante de um arco-íris, ou do perfume de um jasmim (alguém, porventura, ainda conhece jasmim?), como acontecia antes. Prova disso é ouvirmos as letras de música destes tempos.

Já não temos tempo de olhar para as estrelas, e duvido que algum jovem de hoje, saiba achar no céu o Cruzeiro do Sul ou as Três Marias, só para dar um exemplo. Os astros que eles reconhecem são outros.

As estrelas já não nos encantam, não mais temos tempo pra vê-las, nem, tampouco, formar figuras com nuvens, e além do mais, agora, já sabemos que a Lua não é feita de queijo, que pena!

As tempestades já não nos causam assombro, os aviões voam acima ou abaixo delas, e os satélites reduzem-nas a fotos. Só os desabrigados se importam e as temem! Simplesmente temos dados, temos estatísticas, temos certezas científicas, algumas nem tão boas... mas não nos assombram!

Nossa alma, parece-me, ficou vazia de significados e nosso coração falto de encantamento.

O novo nos impressiona hoje, até que algo mais novo ou sensacional surja em cima dele.
“À medida que a civilização avança o senso de assombro declina”. (Rabino Heschel).

Nosso mundo é saturado com a graça, e a presença furtiva de Deus é revelada não apenas no espírito, mas, também, na matéria. Por que nos privamos de vê-la?  

Nunca quero deixar-me cegar e não mais me encantar com as folhas secas que formam tapetes dourados, quando caem no outono, nem com o colorido que as flores dos ipês mancham o chão nas manhãs de primavera. O que dizer, então, da grama orvalhada ou de um crepúsculo dourado arrematando o dia numa tarde de verão?

Ah! As pequeninas grandes coisas que encantam a vida de quem consegue ver a graça de Deus abundando sobre nossa existência em cada detalhe...

Estamos tão fartos com a grandeza das coisas belas da natureza, que pisamos sobre flores, sobre douradas folhas secas, ouvimos os pássaros, molhamos os pés nas ondas do mar, e nem nos damos conta de que todas essas coisas são graça; esse dom, esse presente dado a nós, imerecidamente. Sim, pois se é por merecimento, deixará de ser graça.

Meu desejo é que neste início de ano, nossos corações se abram para a Graça de Deus em nossas vidas, através de Jesus Cristo e das consolações do Espírito Santo, e que a possamos desfrutar com corações agradecidos e mentes sábias, abrindo nosso espírito para o Divino espalhado em todo nosso redor, especialmente na vida das pessoas afetuosas que nos cercam. Usemos o dom maior - o amor - pois, no dizer do apóstolo Paulo: “Tudo passa, menos o amor”, a maior graça concedida pelo Pai a nós, maravilhosa graça, que jamais se afasta de nós, ainda que não correspondamos aos seus apelos.

Só o poder do assombro poderá nos salvar de vivermos vidas vazias de significados que nos devolvam o dom de ser felizes, apesar das vicissitudes, pelas quais temos de passar, pois fazem parte desse nosso viver.

Quero me assombrar de novo! Quero de novo enxergar com o coração! Quero amar a vida que mesmo que para alguns pareça sem graça, para mim é encantada, pois vem de Deus.


Ercília Pollice


4 comentários:

Luana T. disse...

Adorei o texto!!

Vislumbrar as Estrelas, conversar com a Lua, admirar as cores de um Arco-íris e até mesmo me assustar com o assovio do vento, tudo isso ainda me assombra. Procuro me dar o luxo de observar estas maravilhas, bem como, apreciar uma refeição ou mesmo o bate papo durante um cafezinho com familiares, amigos(as), o trajeto até meu trabalho...
É, tudo isso está aí, de graça para todos verem, curtirem, apreciarem... se assombrarem.
Engraçado tinha essa palavra "assombro" como algo ruim e lendo este texto, refletindo, buscando saber se estava deixando viver observando tudo isso percebi o quanto ainda me assombro, graças a DEUS!
Belo texto Ercília. Boa escolha Márcio!

Beijo

Luana T. disse...

Ah, e quanto ao Jasmim. Chegando no trabalho, bem perto, há um pé de Jasmim. Todo dia escolho algumas flores (que estam caídas)pego-as, e levo cuidadosamente (elas são delicadas e algumas já estão machucadas provavelmente pela queda durante a noite) coloco uma em cada mesa das minhas colegas e é claro, na minha também. Como era bom trabalhar olhando e sentindo o perfume daquela belezura. ERA BOM porque não trabalho mais no mesmo lugar, não tem mais flores de Jasmim por onde passo mas não me esqueço daquelas que fizeram parte dos meus dias durante um longo tempo.

Luana T. disse...

No comentário acima, onde se lê (que estam caídas), leia-se (que estão caídas).
Márcio, desculpa estar corrigindo assim mas, não consegui excluir para poder escrever novamente.

Mantha disse...

nossa, q lindo isso! é por aí mesmo, a gente nem se dá conta da beleza q está a nossa volta e quando a gente dá, nem sempre agradece por isso, e nem sempre é do tamanho merecido. realmente, um assombro este texto, de tão verdadeiro, profundo e belo. você, hein? sempre escolhendo os textos impactantes, brigadinha. bjs Samantha