sábado, 10 de março de 2012

O Rio em miniatura





Muita gente não entende (e muitas não querem entender) a importância e a grandiosidade dos desfiles de Carnaval, uma das maiores manifestações da cultura brasileira. Um trabalho imenso que desde a escolha do tema, do enredo, das fantasias, e toda a organização, envolve muito dinheiro, tempo e dedicação. Sobretudo no Rio de Janeiro, considerada mundialmente como a face do Brasil, cidade que detém o título de recordista da maior e mais famosa festa de Carnaval e por ser a que mais atrai turistas neste período.

Música, fantasias, máscaras, dança, desfile e muita festa, tudo isso foi excepcionalmente descrito e registrado num vídeo incrível feito pelo diretor de cinema, produtor e músico, o brasileiro Jarbas Agnelli, em parceria com um australiano, o fotógrafo e cineasta Keith Loutit.

O produto final é nada menos que sensacional. Agnelli exibe o cotidiano do Rio e o desfile de carnaval de uma forma que nunca foi vista. Nos cinco dias de carnaval, a dupla disparou 167.978 clicadas, para editar de forma magistral um filme feito no estilo tilt-shift intitulado A Cidade do Samba. O Rio em grandiosa miniatura.

Destaque para a trilha sonora composta pelo próprio Agnelli, de extremo bom gosto. A partitura original se encaixa perfeitamente com o que está sendo visto e transmite todas as emoções na medida certa. Coisa de cinema.

Assistindo o vídeo, você mal percebe que são fotografias, pois o efeito tilt-shift faz tudo parecer que são maquetes ou que são miniaturas feitas de massinha. Uma bela mistura de técnica e sensibilidade permeada de sentimento e encantamento. Simplesmente genial.


Márcio Luiz Soares



3 comentários:

Marcello BBlanc disse...

muito, mas muito legal, meu amigo!! enquanto lia estava pensando que devia ser exatamente como vc descreveu, porque se tem uma coisa que você faz direitinho é descrever, pqp, viu!! e com poucas palavras, usando as certas. aí, quando assisti e assisti de novo e assisti outra vez (parafraseando vc!! kkk), fiquei extasiado. quem é da área, como nós, só pode ficar besta quando vê um troço desse! curti demais, cara! valeu!! meu, como é que vc encontra essas coisas, hein?!!? brigadão mesmo. abração

Anônimo disse...

Ah Marcio, realmente você tem razão porque o trabalho dos caras é sensacional e adorei!!! Muito bacana você ter postado porque vale a pena ver e compartilahr...Bjo grande

Elaine L. Neto

Márcia Fantinatti disse...

Muito lindo, amei!!! Só você pra garimpar assim! bjs
Márcia Fantinatti