sábado, 29 de outubro de 2011

Descomplique





"Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado."

Albert Einstein

* * *
Deveríamos buscar a simplicidade sempre. Não somente caminhando na praia, andando de bicicleta sem destino, indo a qualquer lugar sem compromisso, sem pressa, numa conversa tranquila com qualquer pessoa, mas também cozinhando, trabalhando, fazendo qualquer coisa. Basta acordar, dar uma respirada profunda e considerar que o dia que se inicia, faça chuva ou faça sol, frio ou calor, é um belíssimo dia. Exatamente porque nos mostra que estamos vivos e que, apenas por isso, devemos aproveitar cada segundo. Intensamente.

Não procuro simplificar os problemas, ou fugir deles - nem dos resultados ruins. Seria querer escapar da dura realidade. E depois sofrer com isso. E nem desejo que a vida não tenha complicações, sem suas complexidades ou obter as coisas gratuitamente. Ela seria muito sem graça. Precisamos dos obstáculos, das dificuldades. Moldamos o nosso caráter e a nossa personalidade enfrentando os desafios, encarando os problemas, superando as tristezas, se conformando com as perdas, tendo desejos e ambições e diversas motivações que nos levam pra frente.

Levar uma vida simples é uma gratificante tentativa de viver mais e melhor, de forma saudável, gostosa, trabalhando com alegria, encarando tudo com tranquilidade e inteligência. Descomplicando tudo mesmo - ou o máximo que puder.

Mais que antes, ultimamente tenho buscado a simplicidade, pra tornar a vida mais leve, mais serena, com a intenção de atrair energias positivas. Tem dado certo. Mas quando não dá, lembro que amanhã é outro dia.


Márcio Luiz Soares

5 comentários:

Anônimo disse...

oi Márcio, adorei o texto..encaixou direitinho no que tenho pensado e tentado aplicar todos os dias, um dia de cada vez. Obrigada.A composição que vc faz do texto e imagem é linda e sensível. Sdds..bjs
Madá

Marcello BBlanc disse...

Marcião! que texto, que reflexão, gostei muito, cara! a gente realmente complica as coisas, reclama de tudo, pouco faz pra melhorar. e, de fato, sem as dificuldades, sem a complexidade da vida não seríamos nada, tudo seria frívolo, sem o gosto da conquista, da vitória. vc dissertou isso muito bem! quando crescer quero ser igual a vc, meu amigo!! rs e que final, como sempre sabe fechar seus textos (gosto quando é sutil também): quando não dá certo num dia, sabe que virá outro dia. bacana! eu estava com saudade de seus textos reflexivos, mostrando o quanto vc é uma pessoa ponderada - valeu!
abração

Anônimo disse...

Muito bacana Márcio! Todos precisamos descomplicar, ao menos um pouco, nossas vidas. Uns decobrem isso mais cedo e, muitos, mais tarde...embora mais tarde não signifique tarde demais! Saudades...Bjo

ELaine Luze Neto

Simone Lopes Reis disse...

Muito bom, Márcio. De maneira simples você desconstruiu o que Eistein quis dizer e de quebra nos mostra o quanto complicamos a vida mostrando o outro lado. É isso aí, mocinho.
Beijos

Anônimo disse...

Bom!! Muito bom! Viver uma vida simples é como colocou, simples assim! rs Boa.
abraço
Sérgio