quarta-feira, 18 de março de 2009

Coraline



Hoje uma amiga me telefonou perguntando se eu poderia ajudar na escolha de um filme. Ela estava com sua filha e uma sobrinha diante da bilheteria do cinema e ainda não tinham decidido qual filme iriam assistir. Achei estranho, já que as crianças estão mais decididas com relação a isso. Ela então me passou a lista e, mesmo não tendo assistido aos outros, eu não hesitei, respondi de imediato: Coraline. E eu que pensava que nem estava mais em cartaz. Melhor para elas. Devem ter gostado muito, como eu e a Giulia, minha princesa. Gostamos tanto que até cogitamos de ver novamente no mesmo dia.

Coraline e o Mundo Secreto é mais uma adaptação de uma obra de Neil Gaiman. Infelizmente não acompanhei muito as obras dele nos quadrinhos e nos livros infantis, mas tenho procurado ver o que sai no cinema. Os últimos que vi foram A Lenda de Beowulf e a Stardust - O Mistério da Estrela Cadente. Razoáveis.

Coraline é encantador. Uma ótima fábula sobre uma garota que está muito entediada na sua nova casa até que se depara com uma porta secreta que a conduz para uma versão alternativa da sua própria vida, perfeitamente melhorada. No entanto, um certo dia esse mundo perfeito fica perigoso (pois tem um preço) e aí pode ser tarde demais.

No filme tudo é muito mágico, cuidadosamente lapidado para envolver o espectador num mundo fantástico e até mesmo aterrorizante e sombrio. Apesar de seu conteúdo assustador (a ponto de eu duvidar que é um filme de animação feito também para crianças), somos levados o tempo todo a um mundo de sonhos e de fantasia, amenizando, assim, qualquer cena mais chocante.

O visual é excelente, de estética primorosa, tanto dos riquíssimos cenários quanto dos personagens. O roteiro também é de primeira, recheado de elementos sedutores em toda a narrativa. Merece ser conferido.


5 comentários:

Anônimo disse...

Pelo trailer, uma ótima, ótima, ótima dica!!
bjks

Ana disse...

A minha "desculpinha" para rever esse belíssimo filme, foi levar todos os sobrinhos pra assistir! rs
Beijos

MARU disse...

Vou ver se aqui na Espanha, está na carteleira... com esses comentários, há que ir a vêlo.
Um beijinho.

Anônimo disse...

amei esse desenho! vi com meu namorado uma vez e voltamos pra ver de novo com a criançada das nossas casas. ótimo comentário q vc fez e uma ótima dica!
bjinho
samantha

Marcello BBlanc disse...

pelo trailer e pelo q escreveu, sei o q perdi! buááá!! rs acho q não tá mais em cartaz... (qm sabe em Sampa? tomara!). abçs