terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vem aí o Carnaval





Vem aí o Carnaval e, como todo mundo sabe, boa parte da população brasileira esquece os problemas cotidianos, vestem ou despem-se de suas fantasias e sai às ruas, com muito bom humor para festejar, curtir os blocos e os desfiles das escolas de samba. Os desfiles do Rio de Janeiro são considerados por muitos como grandiosos e imperdíveis espetáculos. Os desfiles das escolas de samba de São Paulo não ficam muito atrás.

Não sou folião, nunca fui chegado em “pular”, participar de bailes, essas coisas, mas, sempre que posso ou quando não quero ver algum filme, gosto de acompanhar os desfiles pela TV. As escolas esbanjam muita criatividade, muita cor, muito brilho e muita beleza, além de serem interessantes e envolventes. Principalmente quando entendemos a mensagem que as escolas querem passar, por meio do samba-enredo, por meio das alegorias, fantasias e tudo o mais, conforme o narrador vai nos esclarecendo durante cada desfile.

Tenho vontade de assistir ao vivo - a energia e alegria contagiante devem se assemelhar a um bom jogo de futebol no estádio. Ainda vou assistir no sambódromo do Rio de Janeiro. Inclusive, faz muito tempo que visitei esta cidade e estou louco pra voltar e aproveitar muito mais.

Não foi à toa que escolhi um clipe que exalta um pouco a cidade maravilhosa. O Rio de outrora. Desconsiderando todo progresso e modernidade, aquele Rio de ontem não era pior que o Rio de hoje, apenas diferente e infinitamente mais tranquila, mais segura, passava outra imagem. Uma pena que tenha mudando tanto nesse sentido. Que Deus ajude nos grandes eventos esportivos que vêm por aí.

* * *
Ilustração: Aldor (Flickr)

2 comentários:

Rosangela O Araujo disse...

Quase uma semana, regada de muita alegria, de muita energia e divertimento. Saudades, do tempo que era foliona assídua (matinês e bailes, rs)... O tempinho bom!!!! Um ótimo carnaval para você. Bjs, Rô

Marcello BBlanc disse...

eu já faço mais a linha de passar numa chácara, sossegado, bebendo muito e sem agitação, só muita conversa fiada e risadas!! rs mas qdo for pro rio ver o desfile, me chama, concordo com vc q deve ser sensacional. gostei da sua colocação: vestem-se ou despem-se de suas fantasias1 e por aí mesmo, muita gente solta as frangas durante o carnaval. alguns "só" no carnaval e depois pregam uma de santinho... abraço