domingo, 22 de fevereiro de 2009

Meus preferidos e palpites do Oscar 2009



Daqui a pouco começa o Oscar 2009 e como bom cinéfilo não posso deixar de acompanhar. Sei que a premiação peca pela injustiça em alguns casos todos os anos, mas mesmo assim é gostoso torcer ou ficar na expectativa de quem vai levar uma estatueta para casa. Todos os anos procuro ver o máximo de filmes indicados para torcer, mais por coerência conforme meu julgamento do que por preferir um ou outro indicado.

Esse ano foi um pouco complicado, não consegui ver muita coisa antes da premiação e ainda teve aqueles que foram indicados depois que o filme não estava mais em cartaz. Por isso que hoje mesmo assisti dois filmes em seqüência, que outro dia vou comentar. Seguem os meus preferidos e, no fim de cada categoria, os meus palpites de quem deve ser premiado por tudo que ouvi por aí:

Melhor atriz: Kate Winslet, por O Leitor. Não vi os filmes das outras indicadas. Acho que ela leva.

Melhor ator: Mickey Rourke, por O Lutador. Vi hoje e fiquei na dúvida, pois Sean Penn (outro que vi hoje!) também está ótimo em Milk – A Voz da Igualdade. Estou quase considerando um empate técnico entre os dois... Dos outros indicados só vi o filme de Brad Pitt, O Curioso Caso de Benjamin Button. Também está convincente, mas prefiro os outros. Penn deve levar.

Melhor atriz coadjuvante: Só vi Marisa Tomei em O Lutador, mas não dá pra ter torcida nesse caso. Mas estou apostando em Viola Davis (Dúvida) por tudo que ouvi falar.

Melhor ator coadjuvante: Heath Ledger, em Batman - O Cavaleiro das Trevas, é o meu preferido disparado. Também vi Josh Brolin em Milk - A Voz da Igualdade, mas para mim ele não tem chance comparando com Ledger. O melhor Coringa deve ganhar esse Oscar póstumo.

Melhor diretor: David Fincher, por O Curioso Caso de Benjamin Button, apesar de achar que tanto Stephen Daldry por O Leitor e Gus Van Sant por Milk também mereçam, mas tinha que optar por um e considerei um detalhe ou outro. Preferia assistir mais de uma vez cada um pra ter uma opinião melhor. Dizem que quem deve levar é Danny Boyle por Quem Quer Ser um Milionário? (outro que não consegui ver ainda), e não duvido que ele leve a estatueta.

Melhor filme: Milk - A Voz da Igualdade, por uma diferença mínima, pois também gostei muito de O Leitor e de O Curioso Caso de Benjamin Button. Se um desses levar ficarei contente. Parece que quem deve levar é Quem Quer Ser Um Milionário?

Roteiro Original: Milk. Dos outros indicados só vi Wall-E - gostei muito do roteiro, até daria pra ficar empatado. É bem capaz de Milk ganhar.

Roteiro Adaptado: O Leitor, apesar de considerar que O Curioso Caso de Benjamin Button também possua um roteiro genial. No entanto, Quem Quer Ser Um Milionário? deve levar esse.

Melhor longa de animação: Wall-E, disparado! O outro que vi foi Kung Fu Panda, bem legal, mas sem chance. E duvido que Bolt - Supercão vença. Wall-E deve ganhar.

Fotografia: Para mim Batman deveria levar. Dos concorrentes vi O Curioso Caso de Benjamin Button e O Leitor (este ficaria em terceiro lugar). Os comentários são grandes mais uma vez para Quem Quer Ser Um Milionário?

Montagem: Batman de novo. Dos demais vi apenas Milk e O Curioso Caso de Benjamin Button. Acho que Batman leva.

Maquiagem: O Curioso Caso de Benjamin Button. Muito melhor que Batman, apesar da fantasmagórica cara do Coringa. O outro concorrente é HellBoy - O Exército Dourado que eu não assisti. Pelo jeito, Benjamin Button leva.

Efeitos visuais: Homem de Ferro, e olha que Batman não fica muito atrás. Deve ficar com Homem de Ferro.

Trilha: Milk é muito bom. Para mim fica na frente de O Curioso Caso de Benjamin Button. Também gostei de Wall-E. Mas pelo jeito dos boatos quem deve levar é Quem Quer Ser Um Milionário? (nesa altura já estou arrependido de ainda não ter visto! aaaargh!!)

Montagem sonora: Fico com O Procurado. Mas é capaz de dar Batman.

Figurino: Milk de novo. Na minha opinião bem melhor que O Curioso Caso de Benjamin Button. Por aí falam muito de A Duquesa - capaz de levar.

Canção: "Down to Earth", de Wall-E. Demais! Mas tem um páreo duro, pois Quem Quer Ser Um Milionário? tem duas canções competindo.

É isso. Espero acertar mais do que tenho acertado ultimamente...

3 comentários:

Unknown disse...

Até que você acertou alguns! rs
A noite era indiana e ninguém duvidava disso. Só achei que Sean Penn não levaria dessa vez. Achei que iria para Frank Langela ou Richard Jenkins. O resto foi sem muitas surpresas.

Anônimo disse...

Meu querido, to na praiaaaa!! Tinha que te contar, vim numa lan só pra isso, essa rádio q vc deu a dica é muito boa, muito boa mesmoooo!! to curtindo pra carambaaa! sem falar de guarujá, obaaa! rs vamos pra santos amanhã, vou lá conhecer a sua cidade! rs
Queria ter visto o oscar, mas não passou na tv aberta, esperar o q num ap~e alugado, né? rs
nem sei do resultado, depoius a gente comenta por aqui. beijinhos Samantha

Ana disse...

Oi, Márcio. Primeira vez que acompanho o Oscar até o fim! Gostei. Não acompanhei as notícias, por isso não sei se houve mais justiça dessa vez, mas pelo que o Rubens Ewald Filho comentou na transmissão o favorito era mesmo Quem Quer Ser Um Milionário?. Não fiz as contas, mas parece que você acertou vários.
Beijos Ana