segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Oscar 2009 - dentro do previsto



De todas as cerimônias de entrega do Oscar, essa foi a que mais gostei exatamente pelas inovações. Uma das melhores surpresas foi Hugh Jackman, um verdadeiro (e inesperado) showman. Além de dar uma certa leveza, com seu ótimo humor e irreverência, cantou e dançou muito bem. Também achei muito bacana a apresentação dos indicados nas categorias de ator e atriz (principais e coadjuvantes), contando com a presença de antigos ganhadores juntos nos palco e cada um deles elogiando cada indicado antes da revelação.

Como era de se esperar Quem Quer Ser Um Milionário? foi o filme que mais levou (oito premiações). Dentro das minhas preferências e palpites acertei alguns:

Melhor atriz: Kate Winslet, por O Leitor. Acertei, preferência e palpite. Mesmo não tendo visto as atuações das outras indicadas, vibrei muito, pois há muito tempo achava que ela merecia, por diversos filmes.

Melhor ator: deu Sean Penn, por Milk. Arrisquei na preferência por Rourke, mas meu palpite era que a Academia daria a estatueta para Penn. Acertei no palpite pelo menos.

Melhor atriz coadjuvante: ganhou Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen). Preferi Marisa Tomei, mas achava que daria Viola Davis por Dúvida. Errei tudo.

Melhor ator coadjuvante: Heath Ledger, em Batman - O Cavaleiro das Trevas. Acertei os dois. Parecia impossível a Academia não fazer essa homenagem. Mesmo sem a homenagem póstuma, mesmo se estivesse vivo, era bem capaz de ganhar por sua ótima atuação.

Melhor filme e diretor: foi Quem Quer Ser um Milionário?, de Danny Boyle . Também errei na preferência, mas sem assistir ao grande favorito isso era passível de acontecer (ainda não fui na pré-estreia). Acertei nos palpites.

Roteiro original: Milk. Acertei tudo.

Roteiro Adaptado: acertei no palpite: Quem Quer Ser Um Milionário?

Longa de animação: Wall-E - óbvio demais.

Fotografia: a noite era indiana mesmo! Palpitei certo. Mas preferi Batman.

Montagem: outra vez o filme de Danny Boyle. Se eu tivesse visto, talvez acertasse ao menos no palpite.

Maquiagem: tava fácil: O Curioso Caso de Benjamin Button.

Efeitos visuais: outra vez Benjamin Button. Nesse errei feio, afinal as trucagens foram bem mais complexas, era óbvio! Sei lá por que pensei em Homem de Ferro como palpite. [dããrnn...]

Trilha: mais uma estatueta para Quem Quer Ser Um Milionário? Palpitei certo. Mas minha torcida estava para Milk.

Montagem sonora: acertei no palpite: Batman. Minha preferência era pelo O Procurado, por estar repleto de surpresas sonoras.

Figurino: mais um acerto no palpite. Acompanhar os favoritos pela imprensa tem suas vantagens! Foi para A Duquesa. Mas Milk, minha preferência, é de ser tirar o chapéu.

Canção: outro palpite certeiro: Quem Quer Ser Um Milionário? Minha preferência, do filme Wall-E, estava ali, bem juntinha, a canção é muito bela e emocionante.

Muitos filmes interessantes e atores de que tiveram ótimas atuações ficaram de fora. Aliás, essa coisa de melhor atuação é uma coisa contraditória. O mais importante de tudo é que nós, apreciadores do cinema, saímos ganhando. Mesmo após ver um filme ruim, daqueles que até causa um certo arrependimento, a probabilidade de ver algo bom, realmente interessante, é grande. 2008 pode não ter sido um ano de filmes memoráveis e fantásticos, mas pela boa parcela até que foi considerável. Só lamentei não ver Batman - O Cavaleiro da Trevas competindo por melhor filme. Para mim foi o ano do melhor filme do Batman. E acima de tudo: o melhor Coringa.

Agora que venham algumas promessas de sucesso nas telonas: Watchmen (um dos melhores quadrinhos, a obra-prima de de Alan Moore); Star Trek em sua versão clássica atualizada (uebaaa!); Wolverine; Superman: o Homem de Aço; Avatar; O Exterminador do Futuro: A Salvação (com Christian Bale no papel de John Connor);Up (outra produção power da Pixar); GI Joe; A Era do Gelo 3; Anjos & Demônios (Tom Hanks interpretando novamente Robert Langdon de O Código Da Vinci); Sherlock Holmes (com Robert Downwy Jr); Public Enemies (com Bale e Johnny Depp); os filmes com Mel Gibson, Robert De Niro, Matt Damon (em The Informant, de Steven Sodenbergh e em Green Zone, de Paul Greengrass), Keira Knightley (em Last Nigth, um drama comovente); os filmes de Peter Jackson, Quentin Tarantino, Clint Eastwood (que está nos devendo...), Fernando Meireles (também torço para que o cinema nacional dê uma alavancada) e muitos outros.

A lista das novidades é enorme. Muita coisa boa vem por aí. Arrumei pra cabeça: vou ter que reservar uma graninha a mais para poder ver uma boa parcela disso tudo...


4 comentários:

MARU disse...

Bom, estou com você, a presentaçäo foi muito bôa. Cantou, dançou (ninguém como os americanos prá fazer os musicáis) e a programaçäo foi amena.
Gostei que ganhou a minha compatriota Penélope Cruz as achei muito xato todas essas entregas de maquiagem, ropagem etc. até que dormi, e cuando abri os olhos tinha acabado. GGGRRRR que raiva!!!!

Um beijinho de neve.
Obrigado pela visita.
Leu a historia de minha amiga Ester do Brasil?
Acabo de escrever uma carta prá ela e estamos recuperando tempo perdido.

O postagem donde conto é o anterior ao que você leu, e chama reencontro.

ARMANDO MAYNARD disse...

Caro Márcio, concordo com a festa, pelo menos até onde consegui assistir, depois de duas categorias de cochilo,no teatro de meu sofá,fui premiado com a estatueta do sono, sendo forçado a me informar pelos noticiários e gravação da TNT na 2a. feira. De uns anos para cá, a academia vem melhorando em suas escolhas. Já era tempo. A homenagem ao ator Jerry Lews,(82 anos),achei um dos momentos mais emocionantes da festa. Obrigado pelas visitas a TODOS os meus blogs.Você é um jovem inteligente e perspicaz. Um abraço, Armando

Unknown disse...

Concordo com vc sobre o showman, eu não esperava isso dele! As apresentaçãoe também foram interessantes, algumas novidades bem legais. Fiquei surpreso com o monte de gente que subiu no palco na hora do melhor filme, de onde saiu tanta gente? rs
Sua previsões forma bem mais certeiras do que as minhas e acho que depois que vc assistir aos outros filmes terá uma idéia diferente... Também estou ansioso oelas novidades desse ano, apesar da crise, muita coisa legal vai nos agradar.
Abraços

Marcello BBlanc disse...

não vi a premiação, sabe como não curto esse lances, né, meu amigo? mas to louco pra ver esses filmes todos! e qdo teremos seus comentários sobre milk e o lutador? acho q peguei o costume de só assistir depois q vc comenta, aqui ou no boteco! rs abraços